sábado, 26 de janeiro de 2013

Decálogos


É provável que a existência de muitos decálogos tenha sua origem no Decálogo de Moisés. Razão que motivou pensadores a criarem seus próprios decálogos.
No livro “Cobras e Lagartos”, o autor, Josmar Jozino relata como nasceu e como funciona o Primeiro Comando da Capital. Decálogo são dez normas, regras ou conselhos. A facção não tem um decálogo. Como não sei qual o nome que se dá a um conjunto de treze regras, melhor chamá-lo de Estatuto. São apenas treze itens que os membros são obrigados a fielmente obedecer. Outros autores dizem que são dezesseis. Se alguém descumprir o Estatuto a pena é uma só: a morte. O PCC tem como lema absoluto a Liberdade, a Justiça e a Paz.
A Bíblia é uma fonte de informações. Há pessoas acreditam que os ensinamentos têm cunho religioso e tiram proveito deles. Será que cristãos e judeus seguem fielmente o Decálogo de Moisés?
Disse o Senhor a Moisés: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Senhor, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais, nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. Faço misericórdia, aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. No sábado não farás nenhuma obra, nem seu filho, nem seu servo. Honra a teu pai e a tua mãe. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem sua mulher, nem coisa alguma do próximo”.
Os EUA é uma potência. Talvez porque tenha crescido alicerçada no decálogo de Abraham Lincoln: “Você não pode criar prosperidade, desalentando a iniciativa individual. Você não pode fortalecer o franco, debilitando o forte. Você não pode ajudar os pequenos, esmagando os grandes. Você não pode ajudar o pobre, destruindo o rico. Você não pode elevar o assalariado, pressionando a quem paga o salário. Você não pode resolver seus problemas, enquanto gasta mais do que ganha. Você não pode promover a fraternidade, admitindo e incitando o ódio de classes. Você não pode garantir uma adequada segurança com dinheiro emprestado. Você não pode formar o caráter e o valor de um homem cortando-lhe sua independência, liberdade e iniciativa. Você não pode ajudar os homens realizando por eles permanentemente o que eles podem e devem fazer por si mesmos”.
A URSS já não existe mais. Talvez por ter sido erguida sobre o alicerce do Decálogo de Lênin: “Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais. Destrua a confiança do povo em seus líderes. Fale sempre em Democracia e em Estado de Direito, mas tão logo haja oportunidade assuma o Poder sem nenhum escrúpulo. Colabore com o esbanjamento do dinheiro público. Promova greves, mesmo ilegais. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Procure catalogar todas as pessoas que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa”.
Quatro opções. O povo brasileiro segue qual?

sábado, 12 de janeiro de 2013

Praga


Antes dos judeus pregarem a existência de apenas um Deus, havia um deus para cada necessidade. Para conseguir uma namorada, bastava conversar com Eros, deus do amor dos gregos e tudo se resolviam. Se havia escassez de alimento, bastava fazer suas preces a Diana, deusa da caça dos romanos. A doutrina judaica se espalhou pelo ocidente e tudo ficou concentrado em um só Deus.
Nem todo mundo tem fé o suficiente para conversar com Deus. Melhor seria se todos tivessem a mesma intimidade que Moisés tinha com Javé, como está relatado em Êxodo. O Faraó não queria dar liberdade aos judeus. Moisés mandou dez pragas contra o povo egípcio com a ajuda de Javé. Conseguiu a liberdade.
Toda moeda tem dois lados. A história também. No Livro Sagrado conhecemos a versão dos judeus, onde Moisés é um herói. Existe um livro, psicografado, que conta a história do ponto de vista dos egípcios. Evidentemente, neste livro chamado “O Faraó Menerphetha”, Moisés não é herói. Está mais para vilão, embora não haja esta conotação.
O livro diz que Moisés não é filho de uma judia. O pai era judeu. A mãe era a filha do Faraó. Ela se afastou do palácio durante a gravidez. Foi para um dos palácios à beira do Rio Nilo. Quando o filho nasceu ela voltou com suas criadas para junto da corte do Faraó e contou a história que todos conhecem: encontrou o bebê descendo rio abaixo dentro de uma cesta.
Moisés foi criado como príncipe e tinha a pretensão de ser Faraó, mas o trono estava reservado para outro príncipe. Daí sua revolta e querer sair do Egito com o povo de seu pai.
Nos tempos atuais não é tão fácil falar com Deus. Arranjar uma namorada, às vezes, Santo Antônio ajuda, mas conseguir alimento só trabalhando mesmo. Não existem mais deuses da caça e também não cai mais Maná. Será que Javé nos abandou?
Não cai maná dos céus, mas o governo federal subtrai do tesouro recursos para dar a pessoas que não trabalham para viverem. Não deixa de ser um tipo de maná. Uma família só prospera se todos os membros trabalharem. Esmola não faz ninguém prosperar.
Trabalhar é muito importante e necessário. Mesmo que seja enxugar gelo. Será que enxugar gelo é um novo tipo de praga rogada a pessoas sensatas que ganham a vida trabalhando? É o que transparece aos policiais. Prendem um bandido de manhã e tarde já estão soltos. Prendem novamente e em seguida são libertados. A praga maior: os policiais estão subordinados a políticos que estiverem no poder. Eu disse estão e não são subordinados. Quem sabe um dia a Polícia deixa de estar subordinadas ao pode que estes políticos de plantão têm.
Qual será a reação da população quando vir os policiais, que atenderam a um acidente com vítima, ficarem de braços cruzados esperando os médicos chegarem para socorrer a vítima estendida no chão? Certamente tecerão comentário desabonador à Polícia e não ao político que criou a norma proibindo o policial socorrer a vítima.
A Presidência da República, a Secretaria dos Direitos Humanos e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, baixou a Resolução n˚ 8 abolindo alguns termos nos Boletins de Ocorrências, nos inquéritos policiais e notícias sobre crimes.
Esta resolução proíbe os policiais e a imprensa utilizarem a expressão “resistência seguida de morte”. Deverão escrever: homicídio decorrente de intervenção policial. Tem mais. Se o policial, no exercício de seu dever de proteger a população, atirar em um bandido e este infame morrer, será aberto um inquérito policial para investigação de homicídio.
Roberto Carlos não é o cara. O cara é Moisés. Rogou praga e libertou o povo. Quem sabe Moisés ouça nossas preces e volta para rogar pragas e nos libertar dos políticos.